A óptica é um dos meios mais promissores para a transmissão de dados a grandes velocidades. São cabos constituídos por fibra de vidro que transportam luz. Como não transporta electricidade, a fibra é o meio mais adquado para conectar prédios com diferentes ligações eléctricos.
São várias as vantagens da útilização destes cabos: Imunidade total contra a diafonia e contra interferências electromágneticas e de rádiofrequência, a falta de ruídos internos e externos significa que os sinais tem um alcance maior e se movem mais rapido, o que proporciona uma velocidade e uma distância maiores do que as obtidas com cabos de cobre e não atraem raios como cabos de cobre.
No entanto, pode ser uma interface óptica, um conector de fibra óptica deve criar um ângulo recto preciso em relação à extremidade do cabo, establecendo com ela uma conexão perfeita, o que dificulta a instalação. Para além disto, são necessários vários minutos para que um instalador treinado estabeleça uma conexão. Portanto, o custo da mão-de-obra é alto, e o responsável pela instalação necessita de um conjunto de ferramentas caras, mesmo que seja necessário establecer apenas uma conexão. Por fim, os tranceptores de fibra óptica localizados em cada extremidade do cabo são muito caros.
Sem comentários:
Enviar um comentário